Ética empresarial
Com o efeito do mercado globalizado as organizações estão se tornando mais vulneráveis, principalmente pela ameaça da redução ou até mesmo a eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias que poderá ocorrer depois de concluído todo o processo de negociação da ALCA, possibilitando assim a entrada no país de novas empresas do mesmo setor com estrutura tecnológica infinitamente superior as nacionais, aumentando assim a concorrência e a busca desesperada pela fabricação de produtos substitutos.
Para enfrentar todas as ameaças que a liberalização do mercado pode proporcionar, as organizações deverão adotar um novo perfil, ou seja, procurar estabelecer e desenvolver uma conduta ética dentro das organizações, que já tem sido praticada por algumas empresas como a Petrobrás e a Caixa, onde estas já possuem departamentos próprios, proporcionam treinamentos aos funcionários sobre o assunto, tudo agindo eticamente.
DEFINIÇÃO
Segundo o Dicionário Aurélio, “ética é o estudo dos juízos de apreciação que se refere à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal”.
Etimologicamente, ética vem do grego ETHOS, e tem seu correlato no latim MORALE com o mesmo significado; conduta relativa aos costumes.
Podemos concluir que, etimologicamente, ética e moral são palavras sinônimas.
CONCEITOS
3.1 Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas.
3.2 Ética é permanente, moral é temporal.
3.3 Ética é universal, moral é cultural.
3.4 Ética é regra, moral é conduta de regra.
3.5 Ética é teoria, moral é a prática.
ÉTICA EMPRESARIAL
A ética empresarial atinge as empresas e organizações em geral. A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, assim como os valores e convicções da organização se tornem parte de sua cultura.
A incorporação de princípios éticos e comportamentais mostra o tipo da organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoas que somos.