Etica empresárial
SUMÁRIO
Introdução 3
1. O Dilema dos Valores 3
2. O Dilema dos Destinatários 4
3. Dilema dos Meios 4
4. Conceito de Empresa 5
5. Definição de Ética e Ética Empresarial 5
6. Teorias Sobre os Princípios Éticos 6
7. Importância da Ética Empresarial 6
8. Evolução da Ética Empresarial 7
9. Teorias Éticas 8
10. Valores Éticos e Sua Interpretação 9
11. Razões Para a Empresa Ser Ética 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
A ética relaciona-se diretamente com os juízos morais. Há empresas que possuem seus códigos de conduta, numa demonstração à sociedade sobre seus pressupostos éticos. A finalidade da empresa, sob a ótica da teoria clássica é a maximização dos lucros. Modernamente, o escopo empresarial ancora-se, também, no conceito da exploração da atividade econômica, sob a ótica de que ela (empresa) é algo mais que um negócio.
Além do interesse da empresa em si, há um interesse social a ser perseguido. A empresa que adota uma cultura ética, possivelmente, reduzirá seus custos de coordenação. Podemos perceber que a cultura do conflito é mais cara que a cultura da cooperação. A empresa que não pugna por um comportamento ético, estará, fatalmente, fadada ao insucesso.
O presente trabalho tem como objetivo, enfocar, ainda que resumidamente, alguns aspectos sobre a importância da ética, as teorias que a fundamentam e seus valores no campo empresarial.
1. O Dilema dos Valores
As empresas têm vários dilemas na hora de saber o que é ético ou não, ou melhor dizendo, como os vários conceitos de ética podem ser muito relativos. Na hora de decidir, é difícil para os dirigentes decidirem que opção é a melhor e mais justa.
Temas como testes para diagnosticar uso de substâncias psicoativas ou existência de doenças podem ter dois lados:
• Prevenção de acidentes e/ou contaminações; ou
• Uma atitude de abuso de poder.
Publicações de temas polêmicos também enfrentam o dilema ético: O Estado deve