Ética empresarial
Luiz Maximiliano Landscheck Mestrando em Direito do UNISAL, Lorena
Apresentação: O presente trabalho discute um caso particular de ética empresarial, a “moral do sucesso”. Levanta a hipótese de que este tipo de conduta é ensinado ou incentivado em escolas. Apresenta como contraproposta o envolvimento dos empregados e da empresa com atividades filantrópicas decorrentes de sua responsabilidade social.
Abstract: In many companies a fratricidal struggle for managerial and executive positions is the result an ethic posture called “morals of success”. Evidence is shown that universities teach or stimulate this kind of behavior. Social responsibility is being presented as a means of improving work climate, assuring as well a positive impact on the company’s image in the market place.
Introdução
O mundo do século XXI é, antes de tudo, o mundo da objetividade, dos resultados. As pesquisas são muito mais endereçadas à ciência que à filosofia. Quando a filosofia é o ponto de partida, ainda assim, o que se busca são respostas a questões práticas.
Ética e moral sempre foram temas filosóficos, embora haja quem proponha uma ética científica. Hoje, as pesquisas nessa área têm objetivos práticos: as pesquisas são dirigidas a uma ética que SROUR chama de ética particular1, mas que, neste trabalho, será chamada de ética aplicada. Exemplos dessa ética aplicada são a bioética, endereçada às atividades de pesquisadores e profissionais da saúde, e a ética empresarial, focada no mundo dos negócios.
Num primeiro relance, tem-se a impressão de que os questionamentos da ética empresarial dizem respeito mais ao marketing da empresa do que à ética propriamente dita. Todavia, no fundo o que se busca é o estabelecimento de padrões de comportamento capazes de