Funções linguisticas
“Onde tem parabólica tem MTV. Onde tem MTV tem parabólica.
A MTV esta ainda mais perto de você, sendo transmitido via satélite para milhões de novos domicílios em todo o País. Músicas, cultura e tudo mais ao seu alcance. Descubra como colocar de vez a MTV na sua TV.
Explicação: Nessa reportagem a MTV, quer convencer o publico a filia-se a ele assistir esse canal também em via satélite.
Função Emotiva:
“Escrevo para me Sentir Viva.”
Explicação: Escolhi essa historia porque me convenceu que a força de vontade dessa mulher em continuar escrevendo mesmo com muita dificuldade.
Função Fática
Bom-dia!
Oi, tudo bem?
Ah, é!
Huin... hum...
Alô, quem fala?
Hã, o quê?
Explicação:Escolhi essa ligação pois deixa bem claro várias opções de teste na comunicação e uma tentativa de comunicação.
Função Poética
Que não há forma de pensar ou crer
De imaginar sonhar ou de sentir
Nem rasgo de loucura
Que ouse pôr a alma humana frente a frente
Com isso que uma vez visto e sentido
Me mudou, qual ao universo o sol
Falhasse súbito, sem duração
No acabar.
(Fernando Pessoa)
Explicação: Nesse Poema o Fernando se preocupa muito com a estética do texto.
Função Referencial:
A índia Everon, da tribo Caiabi, que deu a luz a três meninas, através de uma operação cesariana, vai ter alta depois de amanhã, após ter permanecido no Hospital Base de Brasília desde o dia 16 de março. No início, os índios da tribo foram contrários à idéia de Everon ir para o hospital mas hoje já aceitam o fato e muitos já foram visitá-la. Everon não falava uma palavra de Português até ser internada e as meninas serão chamadas de Luana, Uiara e Potiara.
Explicação: Gostei da informação que foi passada que conta a historia de uma índia que foi dar a luz em um hospital,uma realidade bem diferente da dela.
Função Metalingüística:
Mulher. [Do lat. Muliere.] S. f. 1. Pessoa do sexo feminino após a puberdade.
[Aum.: mulherão, mulheraça, mulherona.] 2.