Resumo de funções da linguagem e variações linguísticas
A comunicação pode ser: pessoal – de ser humano para ser humano; impessoal – de ser humano para máquina; verbal – fala e escrita; não verbal – sons, gestos e imagens.
Sempre que nos comunicamos, temos uma intenção, uma finalidade, daí o fato de certas expressões e combinações de vocabulário serem perfeitamente adequadas a certas situações e absolutamente inoportunas em outras. Essa intenção determina as funções da linguagem. A linguagem desempenha funções diferentes, de acordo com a ênfase dada a cada um dos componentes do ato da fala.
A função emotiva ou expressiva é aquela que ocorre quando o destaque é dado ao emissor. Suas principais características são: verbos e pronomes em primeira pessoa, presença comum de ponto de exclamação e interjeições, expressão de estados de alma do emissor (subjetividade e pessoalidade), presença predominante em textos líricos.
A função conativa ou apelativa é aquela que ocorre quando o destaque é dado ao receptor. Suas principais características são: verbos no imperativo, verbos e pronomes na segunda ou terceira pessoas, tentativa de convencer o receptor a ter um determinado comportamento, presença predominante em textos de publicidade e propaganda.
A função referencial é aquela que ocorre quando o destaque é dado ao referente, ou seja, ao contexto, ao assunto. Suas principais características são: objetividade, clareza, presença predominante em textos jornalísticos e científicos e sua finalidade é