Ética contábil
Este estudo será elaborado através de uma pesquisa aplicada aos profissionais atuantes da área contábil, e aos acadêmicos e professores da UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina; do Município de Xanxerê. Com a finalidade de identificar as diferentes percepções sobre a ética, nessas diferentes categorias de experiência e conhecimento, destacando o grau de importância e relevância que cada uma tem em relação à ética na profissão contábil, além de demonstrar aos usuários desta ciência que, o profissional contábil que trabalha cuidando da questão ética social, busca ser muito mais valorizado por seus valores do que ser apenas um contador com competência técnica profissional.
Para ser um bom profissional, é necessário que, acima de tudo, sejam adotados princípios éticos, mostrando que as virtudes profissionais, como a responsabilidade e a lealdade, serão cada vez mais cultivadas e desenvolvidas na sociedade em que vivemos, refletindo na valorização da profissão, que ainda hoje sofre preconceitos, ao ser avaliada por muitos como a profissão de guarda-livros.
Atualmente, a profissão contábil vive em um ambiente direcionado aos interesses de toda sociedade, porque ser contador é ter uma função de caráter que exige além de tudo muita responsabilidade, e para atingir estas metas, são necessárias atitudes comportamentais que estejam ligadas as questões éticas, sendo este um grande diferencial para o alcance do sucesso na vida profissional.
Tema
Percepção sobre a Ética Profissional entre acadêmicos, professores e profissionais da área contábil.
Problema
Qual a importância da Ética para profissionais, professores e acadêmicos da área contábil, e de que forma ela pode contribuir para o sucesso da profissão.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Relacionar a percepção dos profissionais atuantes, professores e acadêmicos sobre a importância da ética no dia-a-dia do contador, e se ela se torna indispensável para esta profissão.
Objetivos Específicos