Logistica
A ideia tem o apoio de Norberto Colla, diretor de logística e TI da rede Angeloni, com 22 unidades em Santa Catarina e Paraná. “Cada um faz o seu planejamento, mas nem sempre o que a indústria planeja é o mesmo que o supermercado”, diz ele. “Se esse trabalho fosse feito em conjunto, muitos problemas que ocorrem no fim do ano seriam minimizados.” Entre os meses de setembro e outubro, as previsões de vendas para as Festas chegam à área de logística da rede. “Recebemos o dado global da companhia e abrimos a expectativa de resultados por departamento, categoria, linha e produto”, explica Colla. A partir daí começa a reorganização do CD.
PLANEJAMENTO DE COMPRAS
Da quantidade ao prazo de entrega
Embora esteja nas mãos do departamento comercial, o pedido realizado corretamente ao fornecedor traz muitos benefícios à área logística. Para evitar erros, a recomendação é consultar o histórico de vendas e prever se haverá ou não aumento de consumo e de quanto.
“Neste Natal, a ascensão social das classes emergentes vai impulsionar os resultados no fim do ano. O fato não pode ser ignorado pelo supermercadista”, diz Reynaldo Saad, sócio responsável por varejo