Etica contabil
A necessidade de detenção de informações que auxiliem no processo de gestão empresarial vem acentuando-se nas últimas décadas, tendo em vista os mercados cada vez mais complexos e diversificados.
Objetivos
Ao estudar esta unidade de aprendizagem, você poderá:
•
Uma síntese da história da ética e da Contabilidade
Tópicos
No decorrer deste material você conhecerá diferentes temas.
Confira abaixo:
• O Desenvolvimento da Ética Contábil
O Desenvolvimento da
Ética Contábil
Nos dias atuais tudo se inicia quando começa a desaparecer a ideia de uma ordem universal e hierárquica natural dos seres, cedendo para as idéias de universo infinito, desprovido de centro e de periferia, e de indivíduo livre, átomo no interior da natureza e para o qual já não possui a definição prévia de seu lugar próprio e, portanto, de suas virtudes próprias. A estrutura do mundo não é mais observada de fora do mundo quer seja pelo cosmos, como queriam os gregos, quer seja por Deus como pensavam os cristãos na idade Média. Assim, a modernidade afasta a ideia medieval de um universo regido por forças espirituais secretas que precisam ser decifradas para que com elas entremos em comunhão. O mundo se desencanta – como escreveu Weber – e passa a ser governado por leis naturais racionais e impessoais que podem ser conhecidas por nossa razão e que permitirão aos homens o domínio técnico sobre a natureza.
O Desenvolvimento da
Ética Contábil
Durante o período compreendido entre os séculos XVII e XX, pouco a pouco, a Ética vai deixando de estar em conformidade com a Natureza ou com Deus para centrar sua reflexão na condição humana. No século XVIII,
Rousseau faz uma crítica ao pensamento de Aristóteles, segundo o qual o homem se diferenciaria dos animais por ser racional. Para Rousseau o que diferencia o ser humano dos animais é sua capacidade de decisão por si só: a liberdade e a capacidade de aperfeiçoar-se ao longo da História.
Como