ética contábil
Os profissionais de contabilidade têm um trabalho exercido habitualmente nas células sociais, com objetivo de prestar informações e orientações baseadas na explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o cumprimento de deveres sociais, legais, econômicos, para tomadas de decisões administrativas.
A contabilidade tem um grande destaque na proteção à vida da riqueza e pela capacidade de produzir informações qualificadas sobre o comportamento patrimonial.
Devido às necessidades do mercado e exigências fiscais, diversas organizações adotam códigos de ética, que nada mais são que um conjunto de atitudes tidas como corretas à contabilidade.
Na prática, muitos profissionais da área contábil são induzidos a cometerem fraudes. Esse comportamento é inadequado e fere a imagem dos demais profissionais que trabalham com seriedade e de forma lícita.
Para que a ética se torne realidade, alunos precisam de orientação desde o princípio. É muito importante o entendimento que a vida da sua profissão depende da prática ética. Na contabilidade é de suma importância ter claros objetivos, deveres e direitos. O não cumprimento de uma regra por menor que seja, é sim uma atitude incoerente.
Através de vários pontos de estudos podemos observar que os profissionais da área contábil utilizam os seus conhecimentos contábeis como formas de contribuições para construção e desenvolvimento da sociedade, para que possa ser tornar melhor e mais justa.
Perante a um mercado onde a concorrência e o capitalismo predominam a cada dia, o profissional de contabilidade deve trabalhar visando à competitividade que é a principal maneira de e consagrarem sua profissão e como consequência conquistar o seu espaço e utilizar de seu código de ética, analisando assim, crise econômica financeira e a evolução e avanços tecnológicos aplicados na contabilidade.
1. ÉTICA DIRECIONADA AO PROFISSIONAL CONTÁBIL
O trabalho do contador está diretamente ligado ao meio social, os mesmos são