ÉMILE DURKEIM
A Sociologia passou a ser considerada uma ciência. Formulou os primeiros conceitos da sociologia. Demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, devendo ser estudadas por meio de métodos diferentes dos que eram empregados por outras ciências. Segundo Durkheim, a sociologia é o estudo dos fatos sociais. Fatos sociais: constituem o modo de pensar, agir de um grupo social; são exteriores e são introjetados pelos indivíduos e exercem sobre eles um poder coercitivo. Introjeção: Mecanismo psicológico pelo qual o indivíduo assume inconscientemente um fato social ou uma característica cultural, tornando-a parte de si mesmo. Características dos fatos Sociais:
Generalidade: O fato social é comum a todos os membro de um grupo ou a sua grande maioria.
Exterioridade: o Fato Social é externo ao indivíduo, existe independentemente da sua vontade.
Coercitividade: os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.
Objetividade da sociologia: Conforme Durkheim, através dessas características podemos estudar os fatos sociais objetivamente. Assim, podemos fazer da sociologia uma ciência.
O grande problema das sociedades modernas: Para Durkheim, o grande problema das sociedades modernas é o fato da anomia moral e jurídica. Os conflitos presentes na sociedade econômica demonstram uma situação em que não existem regras para regular as ações dos indivíduos.
Para Durkheim, quanto maior for o domínio das funções econômicas maior será o problema do reconhecimento de regras comum para o agir humano.
“as paixões humanas não cessam senão diante de uma potência moral que respeitem. Se toda autoridade desse tipo faz falta, é a lei do mais forte, e, latente ou agudo, o estado de guerra é .
Regra e liberdade: há contradição
Segundo Durkheim, é falso o antagonismo entre a autoridade da regra e a liberdade. Pois, a liberdade é ela própria produto de uma regulamentação. Sou livre na medida em que outro é impedido de