Édipo rei
Engenharia Elétrica
FILOSOFIA E MODERNIDADE
Professora: Valéria Lima Bontempo
Contagem, 2013. 1- Quem foi Sófocles?
Sófocles nasceu no ano 496 a.C. em Colono, um subúrbio de Atenas. Aos 28 anos de idade, obteve sua primeira vitória num concurso trágico em que venceu Ésquilo, o mais velho dos três grandes tragediógrafos da Grécia clássica.
O poeta participou ativamente da vida política de sua pátria, foi tesoureiro-geral de Atenas em 443/2 e foi eleito no mínimo de duas vezes estratego.
Sófocles compôs aproximadamente 123 peças teatrais e obteve 24 vitórias nos concursos trágicos. Desta vasta produção chegaram até nossos dias sete tragédias completas (Aias, Antígona, Édipo Rei, Traquínias, Electra, Filocteres e Édipo em Colono). Sófocles morreu em 406 em sua queria Colono, cujas belezas cantou nos versos 749 e seguintes do Édipo em Colono.
1- Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Coloco e Antígona.
Édipo em Colono tem grande parte de seus antecedentes no Édipo Rei, começando assim logo após Édipo cegar-se profundamente os olhos assim quando descobre o mistério que o envolvia e se decepciona com tamanha desgraça. Seus filhos disputavam o trono sem sequer se importarem com a profunda tristeza do pai, que assim os amaldiçoou, revoltados com tal maldição os filhos o expulsaram de Tebas, e após vagar como um mendigo na Grécia, guiado por sua filha Antígona ele chega em um bosque em Colono. Lá ele pede abrigo a Teseu, rei de Atenas, prometendo proteger a cidade de qualquer ataque proveniente de Tebas. Nesse intervalo chega Ismene (outra filha de Édipo), que se junta ao pai e a irmã. Um tempo depois da chegada de Édipo ao bosque, Croente é informado de que a terra onde fosse enterrado o cadáver de Édipo seria abençoada pelos deuses. Sendo assim ele aparece no local para levar Édipo de volta a Tebas, porém Teseu não permite que Édipo vá, e Croente se