Edipo rei
Exercício: Sófocles e o Édipo Rei 1 Quem foi Sófocles? Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga, autor de importantes obras como “O Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona”. Nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C e morreu em 406 a.C. É considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo e viveu no período de maior desenvolvimento cultural de Atenas.
A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradição das trilogias.
2 Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.
“Édipo em Colono” relata os últimos dias da vida de Édipo, velho, cego, mendigo e expatriado. Expulso de Tebas, sem o auxílio de seus dois filhos homens, que se interessam mais pelo trono do que pelo pai, Édipo chega a Colono, território de Atenas. O Édipo idoso é diferente do jovem Édipo rei de Tebas, e cego vê melhor que com o sentido da visão. A velhice e o sofrimento o tornaram sábio e obediente aos oráculos. É justamente um oráculo que prediz publicamente que, onde Édipo estiver, vivo ou morto, a cidade será vitoriosa sobre Tebas. Isto causa uma disputa interesseira: os que antes o abandonaram agora o querem de volta. Tanto Etéocles quanto Polinice – rivais na guerra – tentam de várias maneiras persuadir ou forçar Édipo a ir com eles. Mas ambos são amaldiçoados por ele. Édipo pede proteção a Teseu, rei de Colono, garantindo que a predição somente traria benefícios a Atenas. Em “Antígona” Édipo assassinou o próprio pai para se casar com sua mãe Jocasta. Desta união nasceram as filhas Antígona e Ismênia. Depois da morte de Édipo e Jocasta, o reino de