édipo rei
Nome: Yasmin de Mello Moura
Sala: 401
Turno: Manhã
1) Sófocles foi um poeta e importante dramaturgo que nasceu no ano de 496 a.C e morreu em 406 a.C em Colono, subúrbio de Atenas. Participou ativamente da vida política de sua pátria, foi tesoureiro geral e estratego. Sófocles compôs aproximadamente 123 peças teatrais e obteve 24 vitórias em concursos trágicos.
2) Édipo em Colono se passa depois da tragédia de Édipo Rei, onde édipo foi expulso de Tebas pelos filhos que disputavam o trono. De acordo com o oráculo, ele chegaria a um lugar onde seria findada suas provações. Édipo pressentia que Colono era o lugar, deteve-se lá com sua filha Antígona que o guiara, e pediu asilo a Teseu, rei de Atenas, prometendo proteger a cidade de qualquer ataque Tebano. Na sequência, o orácuo prediz que onde Édipo estiver, vivo ou morto a cidade será vitoriosa sobre Tebas e prosperará. Isso gera uma certa disputa, e aqueles que o abandonaram agora o querem de volta. Édipo pede proteção a Teseu, garantindo que traria benefícios a Atenas. Antígona ampara o pai e o acompanha em sua vida, assim como sua irmã Ismene.
Antígona se passa em Tebas. Depois da morte de Édipo em Colono, Antígona retornou com Ismene para Tebas onde seus irmãos ainda brigavam pelo trono. Os dois teriam feito um acordo de se revezarem no poder de ano em ano, porém Eteócles depois do primeiro ano, não cedeu o trono a Polinices que se retirou rancoroso para Argos, cidade rival de Tebas. Em Argos, ele se casou com a filha de Adrasto, de quem obteve forte apoio para reinvindicar o trono em Tebas. Eteócles e Polinices acabaram se matando no meio da guerra entre as cidades. Creonte netão assumiu o poder em Tebas e proibiu o sepultamento de Polinices por ter atacado a cidade. Antígona deseja então enterrar seu irmão, pois achava o certo a se fazer, e por isso foi levada até Creonte que sentencia Antígona a morte.
3) Além da versão de Sófocles, existe também a versão de