Áreas de gerência de projeto segundo o pmbok
Rômulo Pransteter da Silva
FATEC – Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho (Itu/SP)
Curso – Gestão da Tecnologia da Informação
Av. Tiradentes, nº 211, Bairro Parque das Indústrias, Itu/SP
r.pransteter@gmail.com
Resumo: Este artigo refere-se a uma pesquisa desenvolvida para simplificar e de certa forma descrever as áreas de conhecimento segundo o PMBOK. O PMBOK, representa o universo de conhecimento em gerenciamento de projetos, enfatizando as principais práticas e procedimentos a serem seguidos pelo gerente do projeto. Existe o total de nove áreas do conhecimento em gestão de projetos que interagem de forma integrada para cumprir as funções de planejamento, organização, motivação, direção e controle da gestão de projetos.
Palavras Chaves: PMBOK, gerencia, práticas, áreas.
Introdução
O PMBOK é um conjunto de práticas e recomendações obtidas através das sucessivas experiências realizadas em empresas de vários tipos, ramos e tamanhos. É o somatório de contribuições e conhecimentos já comprovados, de profissionais e estudantes que aplicam esses conhecimentos no dia a dia, seja nas empresas ou através da elaboração de trabalhos acadêmicos.
O gerenciamento de projetos passou a ser visto como uma ferramenta de fundamental importância para administração moderna, em função do momento pelo qual as organizações passam.
A maioria das empresas hoje se encontra em um processo de mudança, seja na sua reestruturação organizacional, no lançamento de novos produtos, na implementaçãode um novo sistema, ou mesmo na programação de uma manutenção. Cada um destes eventos extraordinários pode ser interpretado como um projeto, que possui vários passos a serem programados, recursos a serem agendados, prazos que precisam ser cumpridos, e um caminho crítico a ser administrado. O fato é que este tema vem despertando o interesse de profissionais e empresas em todo mundo. Esta forma de se conduzir mudanças não é uma onda