Membrana plasmática
A membrana separa o meio intracelular do meio extracelular. É o compartimento que delimita toda célula viva. Não é visualizada em microscópio óptico, uma vez que sua espessura é diminuta, só podendo ser vista pelo microscópio eletrônico. Organização EUCARIONTE das células: Possui membrana nuclear, o que define o núcleo; e presença de várias organelas. Quando comparado com as células procariontes, os eucariontes são muito mais complexos, possuem várias organelas e a maioria das reações ocorre em compartimentos próprios. Além da membrana plasmática, a célula eucariótica possui um elaborado sistema de membranas (ex.: envoltório nuclear, retículo endoplasmático, mitocôndria, aparelho de Golgi) que divide a célula em compartimentos. Assim, a célula executa, em separado e com mais eficiência, funçoes especializadas que não poderiam ser realizadas em um único compartimento. (COMPARTIMENTALIZAÇÃO)
FUNÇÕES:
PERMEABILIDADE SELETIVA
Trocas entre o meio e a célula, onde a membrana seleciona tudo o que entra e sai. Controlam a passagem de íons e de moléculas pequenas, ou seja, de solutos. Assim, a permeabilidade seletiva impede o intercâmbio indiscriminado dos componentes das organelas entre si e dos componentes extracelulares com os da célula. (nutrição, solvente e solutos entram, quando necessários; substâncias desnecessárias são impedidas de penetrar ou são eliminadas – excretadas – do citoplasma).
A maior parte da membrana é hidrofóbica, sendo assim, compostos hidrofílicos terão dificuldade de passar.
ANTIGENICIDADE
Produz ANTICORPOS.
Um bom exemplo são os grupos sanguíneos. Ex.: No grupo A tem açúcares que não tem no B; o grupo 0 não tem nenhum tipo de açúcar.
SUPERFÍCIE CELULAR – importante para resposta imune e auto-imune.
MANUTENÇÃO DO POTENCIAL ELÉTRICO através da membrana. A membrana tem carga; o que é importante na CONTRAÇÃO MUSCULAR.
RECONHECIMENTO e ADESÃO CELULAR
Na membrana plasmática existem