Áreas de atuação da física
É usada na termologia, química, biofísica, física medica, agrofisica, engenharias, químico industrial, áreas da tecnologia, laboratórios, arquitetura, cientistas, zoólogo, matemática, oceanógrafo, ensino, física ambiental, acústica e vibração, física nuclear, óptica, pesquisa, instrumentação, magnetismo, energia, entre outros.
Quando se trata de acústica e vibração, você desenvolve materiais isolantes e protótipos para industrias automobilísticas, aeronáuticas e aeroespaciais, quem trabalha com isto, usa a física para analisar os ruídos em ambientes e para melhorar o ambiente para ficar de acordo com aa legislação vigente.
Independente de qual for a engenharia, a física estará presente em coisas muito simples, na área civil, por exemplo, esta presente em forças aplicadas em vigas, reações, pressão de fluidos em condutos, resistência mecânica, entre outros.
A física para a engenharia é como tinta e papel para um artista que pinta quadros, são essenciais, além de ter que entender das cores, das misturas, e assim por diante. Existem duas ciências, á básica e a aplicada, a ciência básica serve de base para a ciência aplicada, a física é uma das ciências base para a engenharia.
Física é utilizada na agronomia para o plantio, colheita, nas mudanças climáticas, no desenvolvimento das maquinas de colheita e plantio, em equipamentos e também os fenômenos físicos envolvidos em todos os processos agrônomos.
Na medicina é usada para o diagnostico, prevenção e tratamento de doenças, utilizada nos raios-x, nos anos 60 e 70, foram criadas legislações que estabeleceram a presença deste profissional em algumas áreas medicas, como radioterapia e medicina nuclear. Atualmente a física medica é desenvolvida principalmente nas áreas de radiologia diagnostica e intervencionista, medicina nuclear, radioterapia, radiocirurgia, proteção radiológica, metrologia das radiações, biomagnetismo,