Áreas da Administração
° Área operacional:
A área operacional é onde se administra o sistema de produção, de modo eficiente e eficaz para que assim a empresa possa ser mais produtiva, gerar mais lucros e atingir as necessidades dos consumidores. É uma área de extrema importância pois as decisões tomadas nessa área, irão afetar toda a empresa.
O sistema de operações funciona de modo que as entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso: os recursos transformadores e os de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e até consumidores. Os recursos de transformação são compostos por recursos que agem sobre os recursos transformadores como: instalações, (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações).
Já o processo de transformação é o que transforma os insumos em saídas, e pode ser classificado em: processamento de materiais, processamento de informações e, processamento de consumidores. Após este processo, os insumos vão para o processo de saída que é considerado uma etapa de corte.
O planejamento estratégico na área operacional é sempre baseado nos objetivos da organização. Primeiramente, definem-se quais são os produtos ou serviços a serem oferecidos, em seguida avalia-se a viabilidade do produto com as seguintes técnicas: desdobramento da função qualidade, engenharia de valor, método Taguchi, entre outros. Após definirmos os produtos a serem oferecidos, é preciso outra etapa: verificar qual a capacidade necessária do produto, assim para não ser excessivo ou diminuído. Deve-se de fato administrar os custos fixos e os custos variáveis. Feito isso, o próximo processo é a localização que é a parte onde é feita a escolha da localização geográfica que será instalada a empresa. Essa parte tem grande importância pois ela poderá causar grande impacto nos lucros, devido a isso deve ser bem pensado onde será a localização pois não será possível trocar de lugar com frequência devido