Trabalho da Informa o e a gera 9o de percep o de diferencial
Heitor M Quintella, DSc Professor da UFF
Rosangela Caubitt, MSc Modulo Security Solutions
Sávio Nascimento, MSc Dataprev
Resumo
Este artigo se propõe a apresentar uma panorâmica do uso da Segurança da Informação e sua importância como geração de diferencial competitivo para as organizações situadas no segmento da Industria de Telecomunicações e Informática no Brasil, considerando a possibilidade de certificação internacional de acordo com a norma BS 7799-2:2002 que chancela através de organismos internacionais de certificação a preocupação e a capacidade da empresa em manter o nível mínimo necessário de segurança na gestão da informação e garantia de continuidade do negócio.
Palavras chave: Planejamento de Segurança da Informação, Modelo de gestão, Tecnologia da Informação, análise de risco.
Abstract
This article presents a comprehensive analysis of the use of Information Security methods and their importance to generate competitive advantage to organizations in telecommunications and Computing sectors in Brasil. The methods studied analysed the compliance to the norm BS 7799-2:2002 that treats aspects of information management to guarantee business continuity.
Key Words: Information Security Planning, Management model, Information Technology, Risk analysis.
1 Introdução
O início da década de 90 marca o começo da terceira etapa do mundo organizacional. É a era da informação, que surge com tremendo impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e com a chamada tecnologia da informação. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso mais importante substituindo o capital financeiro. Em seu lugar surge o capital intelectual. A tecnologia da informação constitui um instrumento poderoso dentro das organizações. A ligação com a Internet e a adoção da Intranet se propaga de forma intensa. A informação torna-se a principal fonte de energia dentro