Areas da administração
Administração se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Mas de nada adianta ter conhecimento de uma técnica se ao mesmo tempo não estiver disponível uma habilidade de gerenciar essas técnicas e esse conhecimento, ou seja, administrá-lo.
Na Revolução Industrial, a empresa foi institucionalizada como organização, isto só foi possível através do surgimento da Teoria Geral da Administração (TGA) que corresponde aos conhecimentos mais importantes das várias visões da gestão empresarial.
Existem várias abordagens da administração e uma delas é a clássica. Nesta inclui-se a administração cientifica que foi idealizada por Frederick Taylor. Para que a execução das tarefas fosse perfeita seria preciso uma absoluta separação das fases de planejamento, concepção e direção das tarefas de execução até a colocação do operário mais adequado a cada função.
Mas Henry Fayol avançou com a teoria de Taylor após pensar na empresa como um todo. Começou a conceber a gestão da empresa a partir de determinadas funções básicas:técnicas,comerciais,financeiras,de segurança,contábeis e administrativas.Com isso, a teoria clássica acrescentou um novo elemento a Teoria Geral da Administração a estrutura da empresa,o que representou a ampliação dos horizontes.
Para Fayol as funções de uma empresa seriam:
1-Função Técnica: É conhecida como área de produção, relaciona-se com aspectos de produção de bens e serviços.
2-Função Comercial: Corresponde a função do marketing, relaciona-se com a compra, venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa.
3-Função Financeira: Relaciona-se com a busca e gerenciamento dos recursos financeiros utilizados pela empresa.
4-Função de Segurança: Se insere na área de recursos humanos, tinha por atividade assegurar os bens das empresas e as pessoas envolvidas com a empresa (acidente de trabalho).
5-Função Contábil: