Engenharia civil
O termo "engenharia" em si tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra "engenheiro", que apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época, o termo "engenho" referia-se apenas a uma máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim "ingenium" que significa "génio", ou seja, uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.
Com base no texto do departamento de ciências humanas e curso de especialização em geografia-UFMS, o processo de industrialização trouxe átono o grande déficit de mão de obra especializada no município de três lagoas. Visando a parte estrutural, algumas entidades buscam cursos de capacitação, dentre eles a Engenharia Civil, que atualmente se destaca com grande numero de procura pela qualificação na área devido a expansão urbana e industrial.
A construção civil atende algumas características estruturais, ela atua de forma significativa no PIB (produto interno bruto) de qualquer pais, sendo de 3 a 5% nos países desenvolvidos e 5 á 10% nos países em desenvolvimento, absorvendo uma grande numero de mão de obra, independente do nível de desenvolvimento econômico.(BARREIRO,Junior;2003 apud Carvalho,2003).
Três Lagoas atualmente concentram-se grandes e pequenas empresas, indústrias, por seu vasto campo, localidade, disponibilidade de energia, meios de transporte, além da mão de obra. Esse tipo de desenvolvimento não se encontra onde seu terreno seja inapropriado, por este motivo a procura por engenheiros civis.
A cidade entrou nesse grande mercado após a construção da estrada de ferro Noroeste Brasil, iniciadas em 1909 e concluída após dois anos, marcando o segundo ciclo econômico da cidade.
Umas das obras realizadas em Três lagoas que destaca a importância da engenharia foi a usina