Área de atuação do psicólogo
O psicólogo pode atuar em locais como consultórios, clínicas psicológicas, hospitais, ambulatórios, centros de saúde, entre outros, promovendo a saúde. Nesses locais a doença pode estar presente, merecendo intervenções terapêuticas. Será preciso o conhecimento da Psicologia para fazer um diagnóstico, intervir e avaliar. Poderá atuar também em escolas e instituições educacionais, como creches, orfanatos, entre outros, onde o processo pedagógico se colocará como realidade principal. Sua atuação estará em função e direcionado para esse processo. Utilizara o conhecimento da ciência psicológica para compreender e intervir, só que, neste caso, com o objetivo de promover saúde num espaço que é educacional.
Na empresa ou indústria, as relações de trabalho e o processo produtivo são colocados como a realidade principal do psicólogo. Os conhecimentos e as técnicas que utilizará estarão em função da realidade e das exigências que elas colocam para o profissional. Seu maior objetivo é a promoção da saúde. Sempre que estivermos pensando em promover a saúde a partir da intervenção nas relações de trabalho, estaremos dentro desse campo.
Alguns psicólogos que trabalham junto com sindicatos, centros de referencia dos trabalhadores, entre outros locais, têm como realidade principal de intervenção o processo de trabalho ou as relações de trabalho. A Psicologia, como corpo de conhecimento científico, é aplicada a processos individuais ou relações entre pessoas, nas escolas, nas indústrias e nas clínicas. Na medida em que os psicólogos iniciam suas atuações nesses campos, passam a desenvolver discussões e reflexões que especificam uma intervenção.
Há ainda a possibilidade de o psicólogo se dedicar ao magistério do ensino superior e à pesquisa. Eles estão ligados a Ciência Psicológica enquanto corpo de conhecimentos, produzindo-os ou transmitindo-os. Há também a opção de se dedicar ao magistério do ensino profissional, onde estes contribuem para a formação