Áreas de atuação do psicólogo- áreas clínicas
Áreas Clínicas
Pscologia Cognitiva Comportamental
A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma forma de terapia objetiva, calcada em pesquisas científicas, que procura tratar os sintomas de maneira direta e eficaz, com ênfase no presente. Isto não quer dizer que não sejam tratados aspectos emocionais passados, mas sim que, inicialmente, o foco da terapia é o que mais aflige o paciente, e em grande parte esses problemas são pensamentos, sentimentos e comportamentos que estejam ocorrendo com a pessoa. De acordo com a Terapia Cognitiva os indivíduos atribuem significado a acontecimentos, pessoas, sentimentos e demais aspectos de sua vida, com base nisso comportam-se de determinada maneira e constroem diferentes hipóteses sobre o futuro e sobre sua própria identidade. Reagem de formas variadas a uma situação específica podendo chegar a conclusões também variadas. Em alguns momentos a resposta habitual pode ser uma característica geral dos indivíduos dentro de determinada cultura, em outros momentos estas respostas podem ser derivadas de experiências particulares e peculiares a um indivíduo. Em qualquer situação estas respostas seriam manifestações de organizações cognitivas ou estruturais.
Psicologia Reichiniana
A psicologia reichiana trabalha com a resistência e o bloqueio do paciente e também faz uma análise do caráter do cliente a partir dos dados verbais e não verbais deste sujeito, analisa também a transferência positiva e negativamente.
Alem disso ela analisa a percepção corporal do cliente: corporal mais inconsciente, da unidade soma mais psique, e também trabalha com toques para suavizar.
Psicologia Junguiana
A análise junguiana está dentro da corrente psicanalítica, ou seja, trabalha com o conceito de inconsciente. Freud é o iniciador desse pensamento, obviamente, pegando idéias que já estão na cultura. A psicologia junguiana compartilha com a psicanálise vários pontos: a questão do recalque, do