RELATORIO G1
Relatório
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina: Estágio Básico II, do curso de Psicologia, no CEULP/ ULBRA.
Professora: Almerinda Maria Skeff Cunha .
Palmas-TO 2015
Introdução
Este relatório apresenta os dados levantados no decorrer do primeiro bimestre da disciplina de Estagio Básico II, sobre observação, e sua importância para a psicologia.A área escolhida para o aprofundamento dos conhecimentos sobre as áreas de atuação do psicólogo foi a área clinica, que atua na promoção de saúde mental, utilizando a pesquisa, diagnostico, prevenção e acompanhamento psicológico.
Objetivo Geral: Observar a atuação do psicólogo clinico, e seus instrumentos, técnicas, entraves, desafios e possibilidades da área.
Objetivo Especifico: Analisar a pratica psicólogo clinico, verificando as possibilidades de atuação deste profissional.
Metodologia
A metodologia utilizada para as visitas dos campos de atuação da psicologia foram às seguintes: Observação, protocolo de observação e a carta de apresentação. O campo escolhido para a G1 foi o campo de atuação clínico, que “atua na área especifica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional em instituições formais e informais” Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. (1992).
A observação tem se mostrado uma das áreas das metodologias de pesquisa mais satisfatória de levantamento de dados sobre o comportamento dos indivíduos e das influencias do ambiente sobre ele, deste modo está metodologia ofereceu total suporte para as visitas, o que fez ser possível o levantamento das informações necessárias ao acadêmico.
O protocolo de observação teve uma função pratica indispensável para o observador, pois é através deste instrumento que o acadêmico pesquisador tem a oportunidade de registrar os