TRABALHO DE CAD
Neste trabalho serão apresentadas as normas criadas pela ABNT, normas estas que são criadas para estabelecer prescrições destinadas à utilização comum de algo, com vistas na obtenção de um grau de ordem. Neste trabalho veremos as normas destinadas a Cotagem em desenho técnico; Conteúdo da folha para desenho técnico; Desenho técnico e Norma Geral; Dobramento de cópia; Representação de área de corte por meio de hachuras em desenho técnico e Representação de projetos de arquitetura. Os principais objetivos na criação de uma norma técnica é controle de variedade, facilidades de uso, compatibilidade, internacionalidade, saúde, segurança, proteção do meio ambiente, proteção do produto, entendimento mútuo, desempenho econômico, comércio. Mas não estão restritos a estes, cada norma tem o objetivo baseado na sua área de estudo.
1. NBR 10126 – Cotagem em desenho técnico
Esta norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos, trazendo as definições de cotagem e aplicação.
1.1 – Documentos complementares
Para o cumprimento efetivo desta norma deve se atender as determinações das NBR 8402 - Execução de caracteres para escrita em desenhos técnicos; NBR 8403 - Aplicação de linhas em desenhos; NBR 10067 - Princípios gerais de representação em desenho técnico.
1.2 – Definições
A cotagem é uma representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida, podendo ser funcional, não funcional, auxiliar, elemento e produto acabado.
Exemplo de cotagem funcional, não funcional e auxiliar.
Elemento é uma das partes características de um objeto, tal como uma superfície plana, uma superfície cilíndrica, etc.
Produto acabado é o objeto completamente pronto para montagem ou serviço, sendo uma configuração executada conforme desenho.
1.3 – Como aplicar as cotas
A cotagem é necessária para descrever uma peça ou componente, esta deve ser localizada na