Atividade de Aprofundamento
Nome do curso
Nome do aluno
RGM do aluno
Nome da atividade
Nome do tutor
1) Estudamos, na unidade II, quatro diferentes tipos de conhecimento: senso comum, teológico, filosófico e científico.
A sua tarefa nesta atividade de aprofundamento é explicar, dando um exemplo, como cada um desses tipos de conhecimento está presente em seu dia-a-dia. Mas lembre-se, quanto mais próximo o exemplo for da sua realidade, melhor.
O seu texto deve ter, no máximo, vinte linhas.
Sabe aquele mito “quem não cola não sai da escola”? Sempre ouvia isso de meus colegas na época em que eu frequentava a escola.
Em época das provas, achei que não precisava estudar e que colar seria uma solução mais fácil para o momento, sendo assim, fiquei tranquila pensando que fazendo isso iria conseguir uma boa nota sem ter nenhum trabalho. Na primeira vez em que colei, realmente tirei uma boa nota na prova, então após disso, quis fazer novamente e passei acreditar que se eu não colasse não iria sair da escola, porém houve certo dia de prova que colei, tirei uma nota muito ruim e desacreditei desse mito de “quem não cola não sai da escola” era uma furada, uma coisa errada de se fazer. A partir de então, voltei a estudar, a me dedicar e a ter fé, de que sou uma pessoa capaz de ir além através dos estudos, sem precisar colar novamente.
Às vezes me perguntava: - Por que tenho que estudar? Só para tirar notas boas, ou para obter mais conhecimento. Queria encontrar o motivo claro e objetivo e foi então, quando estava fazendo um trabalho de escola e tinha que pesquisar sobre o Albert Einstein, e nessa pesquisa li uma frase citada por ele que “Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.” (Einstein; Albert, 1879).