2 relat rio G1
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA EXPERIMENTAL DOS ELEMENTOS
EXPERIMENTO 2: GRUPO I – METAIS ALCALINOS
Discentes: Registro Acadêmico
José Carlos P. Junior 607720
Gabriel Melle Baptista 438413
Docente: Prof. Dr. Jean Marcel R. Gallo
São Carlos, 23 de março de 2015
1.0 INTRODUÇÃO. Esses elementos receberam o nome de alcalinos (em árabe, a palavra alkali significa cinzas de plantas), pois os primeiros deles a serem descobertos (o sódio e o potássio) foram encontrados em cinzas de vegetais queimados. Inclusive, esses dois elementos são os mais utilizados pelo homem e estão presentes em maior quantidade na natureza.
Os elementos do grupo 1 mostram de forma evidente o efeito do tamanho dos átomos ou íons sobre as propriedades físicas e químicas. Esses elementos são os que possuem a química mais simples do que qualquer outro elemento. As propriedades físicas e químicas estão relacionadas com a estrutura eletrônica desses átomos, que possuem apenas um elétron na sua camada de valência (ns1), e com o seu tamanho.
Todos os elementos desse grupo são metais, excelentes condutores de eletricidade em solução, por causa da fácil formação de íons devido às suas baixas energias de ionização, além disso, todos os elementos são moles, devido à sua baixa energia de coesão e altamente reativos. Geralmente esses elementos formam compostos univalentes, iônicos e incolores. A formação de compostos univalentes é por que esses elementos tendem a transferir o seu elétron para outro átomo mais eletronegativo, formando assim uma ligação iônica de interação eletrostática. Esses mesmo compostos são incolores devido à alta energia que é necessária para excitar elétrons dos íons desses