Psicologia clínica
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Débora Lucia Anunciação Porto
Caroline de França
Ana Carolina L. Sachsida
PSICOLOGIA CLÍNICA
CURITIBA
2010
Débora Lucia Anunciação Porto
Caroline de França
Ana Carolina L. Sachsida
PSICOLOGIA CLÍNICA
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia, da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, de Curitiba – PR, como requisito para obtenção de notas parciais para o semestre, na disciplina de Psicologia, Ciência e Profissão.
Orientadora: Carolina Walger.
CURITIBA
2010
RESUMO
O objetivo deste artigo é descrever a trajetória da psicologia clínica , identificar sua finalidade , conhecer os locais onde as atividades do psicólogo clínico são realizadas, relatar quais abordagens teóricas mais se identificam com a área de atuação clínica e compreender na área clínica a aplicação prática nos dias de hoje.
Palavras-chave: Psicologia, clínica, atuação.
INTRODUÇÃO Dentro da psicologia aplicada (ramo da psicologia que trata dos problemas práticos cotidianos), há quatro áreas de especialização claramente identificadas: psicologia clínica, aconselhamento psicológico, psicologia escolar/educacional e psicologia industrial/organizacional. A psicologia clínica é, atualmente, a especialidade profissional mais praticada. Embora seja útil distinguir entre as especialidades de pesquisa e profissionais na psicologia, é importante observar que muitos desses profissionais, no entanto trabalham tanto na pesquisa como na aplicação.
DESENVOLVIMENTO
A NATUREZA DA PSICOLOGIA CLÍNICA
O termo “Psicologia Clínica” foi usado pela primeira vez por Witmer em 1896 para se referir aos procedimentos de avaliação que eram empregados com crianças retardadas e fisicamente deficientes. A demanda por esse processo de diagnose surgiu no contexto em que as doenças mentais passaram a ser consideradas similares às doenças físicas. Nessa fase inicial os trabalhos realizados em