Psicologia Clínica
Várias foram as contribuições para criar o “corpo” teórico, prático e técnico da psicologia clínica, e o verdadeiro início da disciplina. A psicologia clínica foi-se tornando numa área vigorosa e ampla da psicologia aplicada, numa renovação constante que expressa o seu dinamismo.
Três autores principais são considerados os seus fundadores, ainda que a sua ação não tenha sido imediatamente seguida − Witmer − ou que tenham utilizado muito pouco o próprio termo – Janet e Freud.
Lightner Witmer
História de vida
Lightner Witmer nasceu em 1867 na Filadélfia, Pensilvânia.
Estudou na Universidade da Pensilvânia, onde, inicialmente, pensou seguir uma carreira em Direito, mas rapidamente optou por seguir Psicologia. Mais tarde, Witmer obteve o seu doutoramento sobre Wilhelm Wundt, na Alemanha. Depois de completar o seu trabalho, Witmer regressou à Universidade da Pensilvânia onde se dedicou à pesquisa laboratorial, surgindo o seu interesse, em 1896, por uma psicologia “prática”. Neste mesmo ano abriu a primeira clínica psicológica e mais tarde publicou a obra “Clínica Psicológica” onde explicou o seu trabalho dos últimos dez anos.
Em 1956 Lightner Witmer vem a falecer, após uma vida de grandes trabalhos, de intensas investigações e de uma incansável dedicação.
O seu contributo
Lightner Witmer, considerado o principal fundador do termo “psicologia clínica”, funda, em 1896, nos Estados Unidos da América a primeira Clínica Psicológica, onde juntamente com outros psicólogos desta época (que se auto-intitulavam de “clínicos”) trabalhavam, principalmente, com crianças que apresentavam problemas com a aprendizagem ou com a escola, e não com doentes ou indivíduos com perturbações mentais. As crianças com que Witmer trabalhava não eram “anormais”, apenas se encontravam-se num estádio de desenvolvimento mais baixo que as restantes.
Witmer considerava que as salas de aulas, o tribunal de menores, e as