Fisiologia
desenho simples
2. Quais fatores são responsáveis pela criação e manutenção da diferença do potencial de membrana?
A diferença de potencial existente entre os dois lados da membrana de qualquer célula é normalmente negativo no interior da célula em relação ao exterior. Diz-se, então, que a membrana é polarizada. A diferença de potencial entre os dois lados da membrana quando ela está em repouso é chamado potencial de repouso de membrana e possui o valor aproximado de -65 mV nos neurônios (o sinal negativo indica que o interior da célula está negativo em relação ao exterior). Essa diferença de potencial é causada por vários fatores, mas os mais importantes são o transporte de íons através da membrana celular e a permeabilidade seletiva da membrana a esses íons.
3. Qual o papel do cálcio na propagação do impulso nervoso em uma sinapse química?
O Ca++ é responsável pela liberação das vesículas que contem o neurotransmissor que será liberado na fenda sináptica para interagir com o seu receptor na membrana pós sináptica. Portanto, a abertura do canal de Ca++ na membrana pré sináptica é indispensável para a transmissão do impulso nervoso em uma sinapse química.
4. Descreva as etapas da transmissão sináptica química
Transmissão Sináptica
As grandes etapas da transmissão sináptica (síntese, excreção, fixação e desativação dos mediadores nervosos) são bem conhecidas para vários neurotransmissores clássicos, como a dopamina.
1. Síntese dos mediadores nervosos
Os neurotransmissores clássicos são sintetizados localmente, na parte terminal do axônio. Os precursores dessas pequenas moléculas são transformados em neurotransmissores ativos graças a uma ou mais enzimas contidas no próprio axônio.
O tamanho muito maior dos neuropeptídeos, como os opióides endógenos (encefalinas), por exemplo, os obrigam a serem sintetizados no corpo celular dos neurônios, onde se encontram as