psicologia clinica
PAPSI- FACULDADE DE PSICOLOGIA DE RIO VERDE
PSICOLOGIA CLÍNICA
Acadêmicas: Bruna Proto
Lucilene Sales
Nívia
Waleska Adrienny Prof.ª Ma. Waldirene Barros
Trabalho apresentado à Faculdade de Psicologia– Universidade de Rio Verde, como parte das exigências da disciplina de Prática I.
RIO VERDE – GO
2014
Psicologia Clínica
Criada por volta do final do século XIX por alguns médicos psiquiatras e neurologistas que tratavam pacientes com doenças mentais, foi desenvolvida por Freud, médico, discípulo de Breuer. Eles utilizavam a hipnose como método de cura de tais pacientes. A psicologia clínica é uma área de trabalho onde incluí o estudo científico e a aplicação da psicologia. O método se baseia na observação e análise aprofundada de casos individuais. Ajuda a promover a saúde mental de seus pacientes, dando a eles um melhor desenvolvimento de seus problemas, seja eles: problemas sociais, sócio culturais, drogas, exclusão social, ansiedade, depressão, familiares, no desenvolvimento da educação. É uma das áreas de atuação do psicólogo. Para se tornar psicólogo, a pessoa deve ter cursado uma Graduação em Psicologia reconhecida pelo MEC. Para poder exercer a prática clínica, o profissional deve estar devidamente credenciado junto ao Conselho Regional de Psicologia de seu estado. Hoje em dia há muitas linhas de pensamento em psicologia: as mais famosas são a Psicanálise a Psicologia Analítica, a Análise do comportamento ou Behaviorismo de Skinner e a Fenomenologia.
Psicólogo Clínico
Realiza atendimentos terapêuticos. Fica a critério de cada profissional a escolha por uma abordagem teórica que irá nortear sua prática clínica. Além disso, o psicólogo