PAI COMPLETO
FABIOLA LEITE CANTALICE SARAIVA MAIA
LÚCIA DE FÁTIMA FERREIRA
MARIA HELENA DO NASCIMENTO DINIZ
PEDRO AUGUSTO GOMES NETO
UYARA MORAIS MARQUES SANTANA
PROJETO ARTICULADO INTEGRADOR (PAI)
João Pessoa- PB
2014
FABIOLA LEITE CANTALICE SARAIVA MAIA
LÚCIA DE FÁTIMA FERREIRA
MARIA HELENA DO NASCIMENTO DINIZ
PEDRO AUGUSTO GOMES NETO
UYARA MORAIS MARQUES SANTANA
Trabalho apresentado da disciplina Formação Sócio histórica do Brasil e do Nordeste da Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, como requisito para fins avaliativo.
Orientadora: Prof. Jean Patrício
JOÃO PESSOA – PB
2014
INTRODUÇÃO
O regime instaurado em 1964 por um Golpe Civil Militar, representou um colapso da democracia representativa no Brasil. Com o advento do ato institucional do número dois de 1965, tivemos a extinção dos partidos egressos do processo de democratização, pós ditadura Varguista. Entretanto, essa “reforma partidária” teve como ponto de partida, além da extinção dos partidos já analisados, a criação de dois novos(Aliança Renovadora Nacional ARENA) ligado ao governo militar e o Movimento Democrático Brasileiro(MDB) de oposição. Já na década de 1970 inicia-se um processo de abertura “lenda, gradual e restrita” liderada pelo governo militar. Tal situação se manteve, até meados de 1980, quando a sociedade brasileira foi as ruas exigindo o retorno da democracia. O movimento “ diretas já” empolgou o país. Como se iniciou este movimento? Quais os seus desdobramentos?
O colapso da democracia representada no Brasil, na década de 1960 com a ditadura militar o Serviço Social teve avanços e marcos na trajetória deste Golpe Civil, a categoria passou por várias manifestações de denúncia e contestação do Serviço Social Tradicional. Determinado por uma conjuntura de crise e de dependência política. Esse movimento reflete as contradições e confrontos das lutas sociais, onde embatem tendências de conciliação e