Etica moral e direito
Moral pode ser definido por um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Estas normas são impostas pela educação e pelo cotidiano.
Ética, podemos definir como um conjunto de valores que dão um rumo ao comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, dando a garantia do bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que devemos nos comportar no seu meio social.
A Moral existe desde os primórdios, pois todo ser humano possui a consciência que nos leva a diferenciar o bem do mal no ambiente em que está inserido. A moral surgiu exatamente quando o homem passou a viver em grupos, já a Ética teria surgido um pouco mais tarde, com Sócrates.
Sócrates estudava e explicava as normas morais, e o que levava o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.
Todo o comportamento é o resultado de normas previamente estabelecidas, ou seja agimos de acordo com a sociedade e nosso comportamento sofrerá um julgamento.
A principal diferença entre Moral e Ética pode ser definida da seguinte forma, Ética é uma espécie de Lei do comportamento Moral de uma sociedade.
A Moral, não é somente uma atitude individual, E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.
Então, podemos concluir que Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. O homem, com seu livre arbítrio, podendo formar um ambiente ou o destruir. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.
CONCLUSÃO
Cada sociedade, possui regras e costumes diferentes, os quais são definidos por ela, e geralmente são aceitos em uma sociedade, porém estas regras não implicam em uma punição ou sanções impostas pelo Estado, caso ainda não regulamentadas em Lei.
As regras e costumes de uma sociedade estabelecem o direito como um ideal de justiça, o qual tem a função de regulamentar a aplicabilidade destas regras pelo