Etica moral e direito
2 MORAL Determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um “sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”. Nota-se que está relacionada a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do semelhante, e fazer com que as experiências do outro enriqueçam as suas. A experiência espontânea da moral cobra acima de tudo do indivíduo uma adesão voluntária ao padrão de ação. Transmitindo-se de forma em geral não escrita.
3 ÉTICA Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma,
orienta a utilização atual que damos a palavra Ética, sendo esta a investigação geral sobre aquilo que é bom. (MOORE, 1975). Portanto podemos afirmar que consiste no conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
4. ÉTICA, MORAL E O