Ética, moral e direito
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Ética, Moral e Direito
São Paulo
2011
Sumário
1. Introdução 2. A Ética 3. A Moral 4. O Direito 5. Conclusão 6. Bibliografia
1. Introdução
Desde o inicio de sua vida em sociedade, o ser humano sempre foi cerceado por regras éticas que lhe apresentavam como ser uma pessoa melhor. Com o passar dos anos, essas regras foram evoluindo, sempre se adaptando pra que a sociedade em questão fizesse o melhor uso delas.
A natureza dessas regras e como melhor utilizá-las sempre deteve a curiosidade de grandes pensadores de nossa História; Aristóteles, Platão, Santo Agostinho, entre outros, escreveram livros e teorias sobre essas normas, sempre apresentando pontos diferentes, mas também sempre concordando em uma coisa: nossa sociedade não existiria sem elas.
Este escrito tem como objetivo apresentar uma visão mais dinâmica da Ética em si e de duas de suas mais importantes “espécies”: o Direito e a Moral.
Serão abordados os temas apresentando seus elementos mais importantes e características, por vezes fazendo uso do ponto de vista de algum consagrado autor.
Começaremos com a nossa peregrinação conhecendo o continente no qual todas essas normas se alojam: A Ética.
2. A Ética
“A ética é pura, inocente, singela e fruto dos valores humanos e comportamentais.”
Carlos Roberto Sabbi
Segundo o Dicionário Aurélio:
é.ti.ca [Lat. ethica] sf 1. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. 2. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
O Conceito
Vemos acima a definição que o nosso bem conhecido Aurélio dá para a palavra ética e é comum o dizer de que alguém é ou não ético ao agir de determinada forma, mas poucas pessoas conseguem definir o que é ética. Álvaro L. M. Valls, um brilhante filósofo, escreve na introdução de seu livro O que é ética a seguinte frase: “A ética é daquelas coisas que todo