Direito/moral e etica
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISTINÇÃO ENTRE MORAL, ÉTICA E DIREITO
CURITIBA
2013
Marlon Erick Leal
DISTINÇÃO ENTRE MORAL, ÉTICA E DIREITO
Trabalho apresentado à disciplina de Instituições de Direito, apresentado no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Tuiuti do Paraná.
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo conceituar e comparar ética, moral e direito e onde a questão da justiça se encaixa nessas situações. Basicamente podemos dizer que as principais diferenças entre moral e ética são as seguintes:
- Ética é teoria, moral é prática;
- Ética é permanente, moral é temporal;
- Ética é universal, moral é cultural;
- Ética é regra, moral é conduta da regra;
- Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
Moral
Podemos definir moral dizendo que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido ou permitido, dentro de uma determinada sociedade ou de uma cultura. È fundamental para vivermos em sociedade que as práticas morais sejam estabelecidas e cumpridas, isso fortalece cadas vez mais a convivência entre os indivíduos da sociedade em questão, se as normas morais não forem cumpridas, com certeza teríamos um caos em nossa sociedade onde cada um iria atrás de seu beneficio próprio, independente dos demais indivíduos da sociedade a que ele pertence.
Dessa forma a moral tem a ver com os valores que regem a ação humana quando a pessoa está em convivência social, tendo assim um caráter normativo. A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras feitas pela sociedade ou pelo grupo. Segundo Émile Durkheim, a consciência