Mexico
Culinária
A culinária mexicana em termos de sabores e textura é uma das mais ricas do mundo, embora seja algumas das vezes caracterizada como gordurosa e condimentada.
Esta culinária teve influência no povo asteca que possuía uma dieta específica, comiam pratos baseados em milho como por exemplo a “tortilla mexicana” com algumas ervas, mas normalmente com feijão. Mais tarde, os conquistadores adicionaram arroz, carne de vaca e vinho, entre outros produtos.
A maior parte da culinária mexicana tem origem em várias misturas de tradições e culturas, sendo que algumas delas são a nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol.
Alguns exemplos de pratos tradicionais mexicanos são: * Burrito: Consistindo de uma tortilla de farinha geralmente recheada com carne (bovina, suína ou frango). A carne é o único recheio e o burrito é enrolado finamente; * Nachos: O prato consiste de tortilhas de milho crocantes com formato triangular, cobertas por queijo e pimenta jalapeño; * Guacamole: É um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada.; * Tortilla: É um género de pão ázimo, confecionado a partir de farinha de milho ou de trigo;
Exemplos de bebidas: * Tequilla: É uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul Pelas leis mexicanas a tequila pode ser produzida apenas no estado de Jalisco e em regiões limitadas de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas; * Tepache: É uma bebida feita da carne e da casca do abacaxi, adoçado com açúcar mascavo e canela e, às vezes cerveja. não tem uma grande quantidade de álcool, uma vez que é deixada a fermentar durante apenas cerca de três dias.
Alguns exemplos de águas frescas (que são bebidas não alcoólicas, elaboradas principalmente de alguma fruta) que são: água de melancia, água de laranja, água de arroz, etc.
Festas
Entre as festas regionais e nacionais mais características encontram-se as de caráter religioso e algumas conservam determinadas