Álvaro Vieira Pinto
O empenho desse educador foi lutar criticamente por uma educação popular, pelo homem do campo, o trabalhador, o educador e o cidadão. Lutou por uma educação político-ciêntifica, a qual pudesse preparar o povo para a desalienação ideológica.
Vieira Pinto marcou o momento de lucidez teórica para compartilhar não com o capitalismo monopolista, mas com a efervescência dos movimentos populares que tinham como objetivo a conscientização do povo e a reivindicação de programas de alfabetização de adultos e educação de base.
Mobilizado pela dialética, fenomenologia e hermenêutica, Vieira Pinto assume a educação e alfabetização das massas populares dos analfabetos, dos homens originários do campo do assalariado e dos excluídos, a partir das novas exigências para a educação pautada na possibilidade da formação de indivíduos iguais.
A preocupação desse educador contribui para que possamos repensar a educação como um todo, em especial, os estudos a racionalidade instrumental priorizou o poder da razão em detrimento da condição humanizadora dos indivíduos. È relevante destacar que Vieira Pinto,lutou por uma educação cientifica para o povo brasileiro,que o cidadão comum tivesse acesso À ciência e as tecnologias. Em sua percepção de mundo, os estudos tecnológicos são conquistas da humanidade e o cidadão necessita ser humanizado na perspectiva da dialética e da historicidade de seu tempo.
Preocupado com a educação tradicional, conservadora e ideológica da sociedade agrária- mercantis e latifundiários Vieira pinto pesquisa cientificamente os impasses que turvavam o processo de igualdade e justiça social do momento histórico em que estão os cidadãos.