O fundamento da prática de docência comprometida e transformadora
ITAJAÍ
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: LUCEMAR JOSÉ URBANEK
ANDYARA FORMONTE VIGNOLA FERNANDA DA SILVA LUCIANA DA SILVA
O FUNDAMENTO DA PRÁTICA DE DOCÊNCIA
COMPROMETIDA E TRANSFORMADORA
RIO DO SUL
1º SEMESTRE DE 2014
- CONCEPÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SER HUMANO
É no ser humano que encontramos a possibilidade de educar o pensar e o agir. A concepção do ser humano que e queremos educar,está alicerçada em duas fontes de pensamentos. O materialismo de Karl Marx e o humanismo de Álvaro Vieira Pinto. Para Marx:
a) “O homem é o ser coletivo porque é capaz de um convívio social.”
É no coletivo que valores são transformados em ações concretas que por si vão definir a ética do bem pensar para o bom agir,ou seja,os indivíduos aprendem habilidades para viverem bem na sua coletividade.É necessário aprender a ser civilizado para conviver com os outros.
b) “O homem é um ser organizado coletivamente,disciplinado e solidário.”
O indivíduo precisa se organizar para que possa assegurar recursos suficientes para suas necessidades. O homem busca cada vez mais o conforto, e isso vem tornando nossa sociedade menos humanizada, pois o que se valoriza são as qualidades profissionais e não as qualidades humanas, tornando assim o convívio competitivo e um tanto hostil. É na escola que o indivíduo aprende elementos que representam organização e bom convívio social, ou seja, no ambiente escolar se reforça laços de amizade, solidariedade, boa educação, respeito a autoridade, trabalho em equipe entre outros.
c) ”O homem é um ser de práxis e, por isso,produz a mudança no e no agir.”
O homem é um ser que ao longo da vida vai melhorando, tornando-se um indivíduo de reflexão e ação.
Para Álvaro Vieira Pinto o ser humano é um ser em processo que constrói a realidade mediante ao modo de como pensa, age e interage com os outros. O homem se transforma num SER HISTÓRICO porque é um ser