Sandra E Alvaro 1
CAMPUS HELENA ANTIPOFF
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL II
PROFESSORA: SANDRA MARIA GLÓRIA DA SILVA
ALUNA: VALÉRIA DO SOCORRO RAMOS
6º PERÍODO NOITE
Ibirité,2015
ÁLVARO VIEIRA PINTO
Álvaro Vieira Pinto é certamente uma das figuras marcantes do pensamento brasileiro do século XX. Filósofo de rara erudição, seu trabalho foi pautado pelo incômodo com o subdesenvolvimento e com a naturalidade com que as pessoas viam a ordem vigente. Foi autor de inúmeras obras (muitas delas desaparecidas) e conceitos fundamentais para a educação brasileira e que tiveram impacto na obra de grandes educadores, entre eles, Paulo Freire.
Álvaro lecionou na Faculdade de Filosofia do Distrito Federal. Autodidata não havia feito nenhum curso de filosofia. Estudou muito nos livros tomistas — baseados no sistema filosófico de S. Tomás de Aquino (1225-1274).
Em 1949 vai para Sorbonne — centro francês de estudos superiores, sede das faculdades de Letras e Ciências das Universidades de Paris. O nome Sorbonne tem sua origem na escola de Teologia fundada por Robert Sorbon, em 1257, e é utilizado para designar toda a instituição — na França.
Nessa época desenvolveu sua tese sobre a Cosmologia de Platão para a cátedra na Faculdade de Filosofia. Em 1951 fez concurso e foi aprovado e nomeado professor catedrático.
Em 1955 foi convidado para lecionar filosofia no ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), onde mais tarde tornar-se-ia diretor.
Um intelectual devotado à causa da emancipação brasileira. Sua carreira foi encerrada aqui no Brasil a partir do Golpe Militar de 1964, foi cassado e obrigado a se exilar por causa de suas ideias políticas e sociais, morrendo em 1987 no ostracismo intelectual.
Referência: PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação para adultos. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1982.118p.
A leitura e a escrita são primordialmente dois dos recursos a que o indivíduo recorre para