Alvaro vieira pinto
Biografia
Álvaro Vieira Pinto, nasceu em Campos (Rio de Janeiro), no dia 11 de novembro de 1909. Filho de Arminda e Carlos, cuja profissão era comerciante de madeiras. Seus pais tiveram quatro filhos, sendo três homens e uma mulher. Foi aluno do Colégio dos Jesuítas Santo Inácio no Rio de Janeiro. Aos 14 anos prestou concurso para a Faculdade Nacional de Medicina. Ainda estudante lecionou filosofia no curso primário. Dominava o latim, o grego, o francês, o inglês, o alemão, o russo, o espanhol e o italiano, além do português.
Autodidata não havia feito nenhum curso de filosofia. Estudou muito nos livros tomistas – baseados no sistema filosófico de S. Tomás de Aquino.
Depois de formado médico, tentou a vida em Aparecida, São Paulo, montando um consultório. Sem sucesso, retornou ao Rio de Janeiro onde trabalhou num laboratório de biologia. Fez pesquisas, como assistente, sobre o câncer, por essa ser a doença que levou sua mãe a morte. Na mesma época estudou matemática, física e lecionou na Faculdade de Filosofia do Distrito Federal. Em 1949 vai para Sorbone – centro francês de estudos superiores, sede das faculdades de Letras e Ciências das Universidades de Paris. O nome Sorbone tem sua origem na escola de Teologia fundada por Robert Sorbon, em 1257, e é utilizado para designar toda a instituição – na França. Nessa época desenvolve sua tese sobre a Cosmologia de Platão para cátedra na Faculdade de Filosofia.
Em 1955 foi convidado para lecionar filosofia no ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), onde mais tarde torna-se Diretor. Nessa época assume muitas posições existencialistas.
“Realmente, nessa época, como estava numa transição rápida, eu assumi muitas das posições existencialistas que não conhecia até então, e assim tive a oportunidade de sentir o que havia de verdade nelas, não apenas no sistema que apresentavam, mas nos conceitos que se podiam aproveitar e procurava formular por mim novas maneiras de expor certas