A filosofia da ciência entre duas guerras
CONCEITO DE EDUCAÇÃO
Seminário apresentado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Educação, na Disciplina Fundamentos Históricos da Educação de Jovens e Adultos, na área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos, como um dos requisitos de avaliação.
Profº. Drº. Eduardo Antônio de Pontes Costa
JOÃO PESSOA – PB
2013
INTRODUÇÃO
O objetivo de articular os conceitos de Educação explanados por Álvaro Vieira Pinto através do Livro As 7 Lições sobre Educação de Adultos em consonância com as ideias de Paulo Freire no Livro Pedagogia do Oprimido, é um esforço em conjunto dos graduandos nesse Seminário. Uma vez que propõe incitar alguns questionamentos para a concretização da efetiva interação de debates entre os alunos apresentantes e os alunos participantes. Este tipo de atividade (Seminário) reforça as ideias pedagógicas implícitas no modelo utilizado por Álvaro Vieira Pinto (2010, p. 24) em que abrange:
1 – teoria do pensamento (dialética); 2 – da organização dos atos do conhecimento em seus diversos pontos; 3 – do estudo fisiológico ideal da psicologia; 4 – da teoria do desenvolvimento humano, essencialmente histórico, marcado pelas diferentes culturas e civilizações.
A questão de articular as ideias de Álvaro Vieira Pinto à educação de adultos, mesmo não tendo formação pedagógica, é justificada na própria visão do autor sobre a formação ontológica do ser; da defesa de “uma teoria de educação que não seja teórica, no sentido em que fica desfigurada como teoria, e sim corrigida pela, prática da aula, pelo próprio ato de ensinar...”(idem, p.26). E também de que, a “pedagogia reproduz a sociologia; que não há problema pedagógico que não seja sociológico e vice-versa” (ibdem, p.27). Necessário se faz, consequentemente, nos apropriarmos da concepção de