Álcoois e Aldeídos
Os Álcoois são compostos orgânicos que apresentam hidroxilas presas a um ou mais carbonos saturados. Já os Aldeídos são compostos que apresentam o grupo carbonila C=O. Nesse trabalho veremos as características e o uso dos seguintes Álcoois e Aldeídos: Etanol, Propanol, Metanal, Etanal e Pentanal.
Álcoois e Aldeídos
Etanol É um álcool, também conhecido como álcool etílico, é incolor e altamente inflamável. É produzido através da fermentação de amido e outros açucares, principalmente a cana-de-açúcar. Já que é feito a partir de plantações dos homens, é uma fonte renovável. Sua fórmula química é C2H5OH
O Brasil é o segundo país que mais se destaca na produção de Etanol no mundo. Nós produzimos 15 bilhões de litros por ano. Abaixo podemos ver um simples esquema da produção do álcool no Brasil:
80% do álcool produzido são destinados como carburante, ou seja, como combustível para automóveis, podendo ser a gasolina, etanol hidratado, óleo diesel e etanol anidro. E os outros 20% são destinados a bebidas fermentadas (cerveja, vinho ou aguardente), para a perfumaria e a alcoolquímica.
Propanol
É um álcool primário e sua fórmula é: CH3CH2CH2OH. Tem uma fórmula molecular idêntica a fórmula do Isopropílico, porém, possui fórmulas estruturais diferentes. Apresenta todas as reações de um álcool primário. Sua produção se dá pela hidrogenação catalítica do propionaldeído.
O Proponol é usado como um solvente na indústria farmacêutica (resinas e ésteres de celulose). Também é usado como principal agente na produção de óleo fusel, substância usada para a produção de solventes, vernizes, fixador em perfumaria, etc.
Metanal
O Metanal é o Aldéido mais simples. Sua fórmula molecular é H2CO. Também chamado de Formaldeído, a substância, em sua