ALCOOIS,ALDEÍDOS,CETONAS E ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
Imagine-se chegando a um supermercado e todos os itens das prateleiras estivessem sem nenhuma organização: massas misturadas com bebidas, produtos de limpeza e higiene, carnes, verduras e assim por diante. Com certeza você demoraria horas e horas para encontrar o produto desejado.
Essa ilustração nos ajuda a entender como a organização em grupos com características semelhantes é importante e facilita a vida das pessoas.
Na Química se dá o mesmo. Com o passar do tempo e com a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas, os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos podiam ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes. Esses grupos são chamados de funções.
2. OBJETIVO
Conhecer as diferentes formas de identificação dos elementos químicos
Conhecer e aprender os diversos tipos de elementos químicos presentes no dia dia.
3. ÁLCOOIS Os álcoois podem ser classificados de duas maneiras:
- De acordo com o número de hidroxilas:
• 1 hidroxila - monoálcool ou monol
• 2 hidroxilas - diálcool ou diol (também chamado glicol)
• 3 hidroxilas - triálcool ou triol
• Várias hidroxilas - poliálcool ou poliol
- Quanto à posição da hidroxila:
• OH em carbono primário - álcool primário
• OH em carbono secundário - álcool secundário
• OH em carbono terciário - álcool terciário.
Propriedades físicas
As moléculas dos álcoois, por possuírem o grupo polar OH, pode-se dizer, são ligadas entre si pelos mesmos tipos de forças intermoleculares que agregam as moléculas de água umas às outras - as ligações de hidrogênio. Por essa razão é possível misturar as duas substâncias. Isso, no entanto, verifica-se apenas nos álcoois mais simples (metanol, etanol e propanol). Nesses álcoois, que são líquidos incolores voláteis e de cheiro característico, o grupo OH constitui importante porção da molécula. Com o aumento da cadeia carbônica,