kkkkk
Alcanos:
Ao alcanos são hidrocarbonetos de cadia aberta formados por carbonos ligados entre si por ligações simples. O menor alcano que existe é o gás metano (CH4). As propriedades físicas mais importantes dos alcanos são a baixa densidade (entre 0,6 e 0.8 g/cm³), insolubilidade em água e o aumento regular da temperatura de ebulição com o aumento do numero de carbonos. No caso da temperatura de fusão, essa regularidade não existe, pois, além das forças atrativas de dispersão de London, outras forças, tais como energias de rede cristalinas, estão envolvidas, de forma que o estudo torna-se mais complexo. Alcanos com cadeias ramificadas possuem temperaturas de ebulição menores do que os da cadeia normal por causa da diminuição da superfície de contato, entre as moléculas. Fazem reações de adição.
Alcenos:
Alcenos ou aquenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação dupla entre os carbonos.
Os alcenos possuem fórmula geral CnH2n, são mais reativos do que os alcanos e importantes na indústria petroquímica como matéria-prima na fabricação de polímeros plásticos (polietileno e polipropileno).
O menor representante dos alcenos é o eteno (etileno).
Fazem reações de substituição.
As propriedades físicas dos alcenos são essencialmente as mesmas dos alcanos.
Alcinos verdadeiros: pelo menos um dos carbonos da ligação tripla tem hidrogênio.
Alcinos falsos: Nenhum dos carbonos da ligação tripla possui hidrogênio.
A diferenciação entre um Alcino verdadeiro e um Alcino falso é feita utilizando-se a maior acidez do hidrogênio da ligação tripla em comparação aos demais hidrogênios. Por exemplo, um Alcino verdadeiro reage com sódio metálico e libera hidrogênio, enquanto um Alcino falso não o faz.
Fenóis x Alcóois x Ácidos Carboxilicos
Fenol
Fenóis são compostos que possuem uma ou mais hidroxilas ligadas diretamente a um anel aromático.
Por causa da presença do grupo hidroxila