Álcoois, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos
Os álcoois possuem o grupo funcional hidroxila (-OH) ligados a um ou mais carbonos saturados.
A denominação é realizada trocando-se o final do nome do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo "ol". A posição do grupo hidroxila (-OH) deve ser indicada pelo menor número possível.
Classificação dos álcoois
Depende da posição da hidroxila.
Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH.
Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH.
Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada ao carbono terciário. Possuindo o grupo – COH.
Aldeídos
Os aldeídos possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio (carbonila) e uma ligação com um hidrogênio.
O metanal, em solução aquosa, é o formol (ou formaldeído) usado em conservação de cadáveres e peças anatômicas;
O etanal (acetaldeído ou aldeído acético) é usado na síntese de compostos orgânicos, como no preparo de etanol, de ácido acético e do cloral, na redução de sais de prata na fabricação de espelhos e na obtenção de resinas;
A vanilina (3-metóxi-4-hidroxibenzenocarbaldeído), o composto ativo da essência de baunilha;
O cinamaldeído confere o sabor e o odor característicos da canela.
“R” representa qualquer radical orgânico. Se na cadeia carbônica há apenas um grupo COH dos aldeídos, o composto é classificado como monoaldeído; mas se há dois ou mais desse grupo, então é um polialdeído.
Menores massas molares cheiro forte e irritante. À medida que a cadeia carbônica vai crescendo agradáveis.
O metanal e outros aldeídos menores são solúveis em água porque realizam ligações de hidrogênio. Todavia, as moléculas maiores vão se tornando cada vez mais insolúveis em água, mas são solúveis em solventes orgânicos como o álcool, o éter e o benzeno. Apesar de