Bibliografia Albert Einstein
Albert Einstein
Quando e onde viveu?
Einstein nasceu na Alemanha na cidade de Ulm no dia 14 de março de 1879 em uma família judaica não-observante. Quando Einstein tinha um ano, a família se mudou para Munique.
Como todo povo judeu, ele foi perseguido pelos nazistas; contudo, ele conseguiu deixar a Alemanha, passando primeiramente pela Inglaterra, e, posteriormente, estabeleceu sua moradia nos Estados Unidos, onde se naturalizou cidadão americano.
Albert faleceu em Princeton, Nova Jersey, no dia 18 de Abril de 1955.
Quem foi?
Albert Einstein, o mais célebre cientista do século 20, foi o físico que propôs a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de física de 1921. Einstein tornou-se famoso mundialmente, um sinônimo de inteligência. Suas descobertas provocaram uma verdadeira revolução do pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências.
O que fez?
O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar do próprio Einstein não ter previsto tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade Einstein tornou-se famoso mundialmente, algo pouco comum para um cientista. Nos seus últimos anos, a sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular. Einstein tornou-se sinônimo de gênio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século" e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração dos 100 anos do chamado "Annus Mirabilis" (Ano Miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais importantes artigos científicos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, O Einstein, bem como a um elemento químico, o Einsténio.
Com quem trabalhou?
Contribuindo para a física no século 20 no âmbito das duas teorias que constituíram seus traços mais peculiares -a dos quanta e da relatividade-, Einstein deu à