Avaliação da funcionalidade de indivíduos acometidos por Acidente Vascular Encefálico
Visão Geral do Tema: O acidente Vascular Encefálico(AVE) pode ser compreendido pelo rápido acontecimento de sinais clínicos decorrentes de distúrbios focais ou globais da função cerebral, resultando em sintomas com duração superior ah.
Justificativa: é a terceira causa de morte mundial, no cenário brasileiro corresponde à primeira causa de óbito.
Objetivo Geral/Específico: Traçar o perfil sócio - demográfico e a funcionalidade dos pacientes com diagnóstico de AVE.
Tipo de Pesquisa: Correlação
Ambiente da Pesquisa: Pacientes atendidos na clínica de Fisioterapia Neurológica da Universidade de Passo Fundo.
Amostra: 16 pacientes com o diagnóstico de AVE que aceitaram participar da pesquisa no período de Março a Agosto de 2006.
Variáveis Analisadas: sexo, raça, idade, tipo de Ave, estado civil, tempo percorrido desde a lesão.
Procedimentos Estatístico: Foi utilizado o índice de Barthel para avaliar a funcionalidade dos pacientes, é amplamente utilizado para a mensuração da capacidade de realização de dez atividades da vida diária, quantificando o grau de dependência do indivíduo. A análise de dados foi realizado de forma simples e descritiva e estes foram relacionados entre si através do programa EXCEL.
Técnica de Análise: Esse índice apresenta uma pontuação máxima de 100, no caso dos pacientes que apresentam total independência. Em situação oposta, onde os pacientes apresentam dependência total, o índice de Barthel é igual a 0. A seguir estão citados os itens avaliados pelo índice de Barthel: alimentação, banho, higiene pessoal, vestir-se, transferência cadeira-cama, deambulação, continência urinária e fecal.
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO
ROBSON FERREIRA MENDES
Avaliação da funcionalidade de indivíduos acometidos por Acidente Vascular Encefálico
Brasília, 24/04/2014