Águas dos Mares
DISTRIBUIÇÃO DAS ÁGUAS NO PLANETA VOLUME (Km3)
OCEANOS E MARES - 1.370.000.000
GELO - 24.000.000
ÁGUA EM ROCHAS E SEDIMENTOS - 4.000.000
LAGOS E RIOS - 230.000
ATMOSFERA (VAPOR) - 140.000
TOTAL - 1.400.000.000
Toda esta água originou-se muito cedo na história do nosso planeta. Os mares primitivos formaram-se sobre uma crosta terrestre em processo de resfriamento e eram constituídos de uma água escaldante e ainda sem vida. Eles resultaram das chuvas torrenciais causadas pela condensação das imensas e contínuas nuvens de vapor expelidas do interior da Terra pelos milhares de vulcões ativos existentes.
A salinidade da água do mar está em torno de três e meio por cento, ou seja, para cada cem gramas de água do mar existem três gramas e meio de sais. Os principais componentes salinos desta mistura são o Sódio e o Cloro, sob a forma de Cloreto de Sódio (NaCl). No entanto, praticamente todos os principais elementos químicos existentes são encontrados na água do mar.
Os principais são Hidrogênio, Oxigênio, Sódio, Potássio, Magnésio, Carbono, Enxofre, Cloro, Potássio, Cálcio e Bromo. Muitos outros elementos ocorrem em quantidades reduzidas na água do mar, ou mesmo em ínfimas concentrações, sendo denominados elementos-traço. Entres eles pode-se destacar o Ferro, Cobalto, Níquel, Cobre, Zinco, Gálio, Selênio, Iodo, Bário, Lítio, Mercúrio, Chumbo, Ouro, Prata, Bismuto e Urânio.
Um aspecto fundamental da água do mar é o seu comportamento anômalo em relação às variações térmicas. Com a redução da temperatura, a água se condensa proporcionalmente, aumentando de densidade, ou seja, quanto mais fria, mais densa e pesada a água vai se tornando. Isto acontece até a