fenômeno das marés
A atração gravitacional da lua faz com que a água dos oceanos avance sobre a parte da terra que se encontra mais próxima à lua e também sobre a parte diametralmente oposta. O movimento de translação da lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração de 24h e 50 min., dividindo-se este tempo em quatro períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12min., que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar (Nível máximo de uma maré cheia.) a baixa-mar (Nível mínimo de uma maré vazante).
Nos períodos de luas grandes (cheias e novas), onde a Terra, o Sol e a Lua estão em oposição ou conjunção, ocorre uma somatória de forças desses astros, e o movimento das marés atinge seu ponto extremo (tanto nas preamares quanto nas baixa-mares), fazendo assim que ocorram as chamadas marés de sizígia ou de águas-vivas (marés de grande amplitude), onde as águas correm em grande velocidade.
Nos períodos de quartos crescentes e minguantes, ocorre o inverso das sizígias, que são as marés mortas ou de quadratura, onde as águas são calmas e de pouca velocidade.
Existe também a maré meteorológica, que é a diferença entre a maré observada e aquela prevista pela Tábua das Marés. As causas desse fenômeno pouco conhecido são, principalmente, as variações da pressão atmosférica e a ação do vento sobre a água, causando assim níveis mais baixos ou mais altos que os previstos na Tábua.
As previsões de hora e altura das marés são divulgadas nas Tábuas das marés .
Newton, após chegar à expressão da força gravitacional, , a usou para realizar estudos e interpretar uma variedade de fenômenos que ocorrem na natureza como, por exemplo, as marés. Muitos dos fenômenos que ele estudou já eram conhecidos, só não havia uma explicação científica