Água e sais
ÁGUA
É a substância mais abundante encontrada no interior das células. A taxa de água nos organismos vivos varia em função de três fatores: atividade metabólica, idade e espécie.
a) Atividade Metabólica: Quanto maior a atividade metabólica de um tecido, maior o teor de água.
Nos neurônios do córtex cerebral, a porcentagem de água é de cerca de 85%, enquanto nos adipócitos
(células que armazenam gordura), cerca de 20% do conteúdo celular é formado por água.
b)Idade: Normalmente, o teor de água decresce com o aumento da idade. Um feto humano com três meses de idade apresenta cerca de 94% de água, enquanto que em um indivíduo adulto o teor médio é de 65%.
c)Espécie: O teor de água nos organismos vivos varia de espécie para espécie. Na espécie humana, a água representa cerca de 65% do peso, enquanto que nas águas-vivas o teor médio é de 98%.
As principais funções da água nos seres vivos são:
- É o principal solvente celular, dissolvendo grande parte de substâncias no interior do organismo.
Por esse motivo, é considerada solvente universal. O estabelecimento de um meio aquoso é fundamental para o metabolismo, já que todas as reações químicas nos organismos vivos ocorrem em solução.
- Participa da reações de hidrólise, ou seja, reações de quebra de substâncias através da água.
Atua como regulador térmico nos animais homeotermos, animais que mantêm a temperatura do corpo constante, independente da temperatura ambiental. A evaporação da água na superfície da pele retira o excesso de calor do corpo, favorecendo a manutenção da temperatura.
- Atua comoregulador ácido-básico, mantendo o pH mais ou menos constante. A concentração hidrogeniônica
[H+] varia muito pouco nas reações que ocorrem em meio aquoso, favorecendo, assim, a manutenção do pH.
- Atua como veículo de substâncias (oxigênio, gás carbônico, nutrientes, excretas, etc.) que atravessam as membranas celulares, mantendo um intercâmbio entre os meios intracelular e